Categorias
Twitter
Links:


Busca

Funk da Baixada

Contagiante forma de expressão popular, o funk é um dos ritmos preferidosDança Funk tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro. Sua origem carioca contagiou os paulistas e hoje é comum encontrarmos tanto na baixada fluminense quanto na baixada santista muitos bailes.

A equipe Foot Loose em 1985 trouxe o ritmo para Santos através de sua discoteca e de sua loja e batalhou muito para que a moda carioca caísse no gosto dos santistas. Hoje há uma infinidade de cantores e compositores na região.

Os temas ligados à realidade urbana são um desabafo daqueles que sofrem na pele o preconceito, a pobreza e a violência e propicia aos jovens uma oportunidade de mudar suas vidas.

Seus temas polêmicos sempre foram alvo de uma censura velada. Autoridades e policiais muitas vezes proíbem ou coíbem a prática desses bailes alegando sistema de prostituição e uso de drogas nesses locais.

A indústria fankeira atualmente movimenta milhões de reais, mas seus compositores e cantores nem sempre são beneficiados pelo sistema. Contratos abusivos e falta de orientação jurídica a esses profissionais são os principais fatores relacionados a seus prejuízos.

Hoje existe um projeto de lei proposto pelo deputado Marcelo Freixo quebaile funk visa a proteção desses profissionais reconhecendo-os como agentes da cultura popular. O projeto possui seis artigos protegendo o funk contra qualquer tipo de preconceito e garantias para sua divulgação e realização através de disponibilização de locais, incentivos públicos a essa cultura e minimização de seu monopólio.

Saiba mais:

www.funkdabaixada.kit.net/home.htm

www.funkbaixada.com

www.brasilfunkbaixada.com.br

Deixe seu comentário


9 + 9 =